Quinta da Estância promove viagens de estudo virtuais

Fazenda de Viamão lança projeto de aulas a distância para escolas, empresas e famílias

Figueira centenária é símbolo da fazenda localizada em Viamão

Um dos principais complexos de entretenimento pedagógico e ecológico do Brasil, a Quinta da Estância, em Viamão, fechou as portas para estudantes e visitantes em 15 de março – “de forma voluntária, para auxiliar no combate à covid-19, antes mesmo de os governos restringirem atividades”, frisa Rafael Sittoni Goelzer, diretor de Relacionamento com Mercado. Nesses dois meses, a fazenda de 125 hectares construída em torno de uma figueira centenária não parou. Reinventou, no contexto da pandemia de coronavírus, a forma de oferecer turismo rural e educativo.

Ao longo desse tempo, a equipe de monitores – que incluem biólogos, uma veterinária e um professor de educação física – adotou outros equipamentos no seu contato com a fauna e a flora do empreendimento situado na Região Metropolitana: câmeras de vídeo e drones. Em parceria com uma plataforma de ensino a distância, a Quinta elaborou um projeto de aulas e viagens virtuais.

— A Quinta da Estância sempre foi parceira das escolas e dos professores — justifica a fundadora do empreendimento, a professora Sônia Sittoni Goelzer. — Mesmo com os alunos não frequentando os colégios fisicamente, continuamos nossa missão de oferecer soluções pedagógicas que enriquecem a aprendizagem.

A iniciativa Viagem de Estudos Virtual tem dois cursos. O Mundo dos Animais é mais voltado para crianças que estudam do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental e conta com 20 aulas. Em destaque, animais silvestres como tucanos, araras, emas e jabutis, domésticos como cavalos, ovelhas, vacas, cabras e coelhos, e exóticos como pavões e faisões. A turma do sexto ao nono ano e os alunos do Ensino Médio são contemplados nos 12 vídeos da Viagem Virtual Trilha Ecológica, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

— São menos aulas porque podem ser mais longas, já que os alunos têm uma maior capacidade de concentração — explica Rafael Goelzer.

Araras estão entre os animais silvestres que habitam a Quinta

As viagens virtuais podem ser válidas como dias letivos e também servir como base para as aulas online realizadas pelos professores durante a quarentena. Após cada vídeo, os estudantes passam por um teste de conhecimentos – atingindo o desempenho positivo, recebem ao final um certificado digital de conclusão.

Fator solidário

Mas o projeto não é voltado apenas para as escolas. Qualquer família pode participar (veja, mais abaixo, detalhes e um vídeo sobre os cursos). Afinal, seguindo a essência dos passeios presenciais, os vídeos são interativos e rimam conhecimento com entretenimento. As aulas promovem uma interação com a natureza sem sair de casa – e, mesmo assim, com mobilidade: rodam em celular, tablet, notebook ou computador.

Outro atrativo, diz Rafael Goelzer, é o fator solidário:

— Empresas também podem participar, patrocinando a Viagem de Estudos Virtual para escolas públicas que têm dificuldades adicionais de ministrar as aulas durante a quarentena. E, para estimular mais esta corrente do bem, para cada curso realizado, a Quinta da Estância oferecerá outro, totalmente gratuito, a estudantes do ensino público e a entidades assistenciais.

Como funciona

  • A Viagem de Estudos Virtual é voltada para escolas, empresas e famílias.
  • Escolas podem, por exemplo, contratar o serviço para todo o Ensino Fundamental.
  • Empresas têm opções como oferecer para filhos de empregados ou doar para escolas públicas no seu entorno.
  • No caso das famílias, os cadastros são individuais, mas não há limite de tempo para usufruir de cada vídeo, que podem ser revistos. Só o que não pode ser feito mais de uma vez é o teste ao final de cada aula.
  • Cada curso da Viagem de Estudos Virtual (composta pelos vídeos e pelos testes de conhecimento) está com preço promocional de R$ 14,90 por pessoa (50% de desconto – o valor normal seria de R$ 30). 
  • Cada compra gera uma viagem virtual a ser doada, pela Quinta da Estância, a escolas públicas e entidades de assistência a crianças carentes.
  • Para mais informações e trailers dos cursos, acesse loja.quintadaestancia.com.br ou entre em contato via WhatsApp (51 99544-0611) ou e-mail: contato@quintadaestancia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *